Posso dar leite para o meu cachorro??

Enquanto os filhotes estão no período de amamentação (primeiro dia de vida até os 2 meses) não existe problema em oferecer leite ao cãozinho.

Se o animal não pode mamar o leite da mãe, opte por leite próprio para cães, isso porque o leite da vaca (leite que usamos com frequência, seja na caixinha ou em pó) é muito diferente do leite da cadela, não suprindo as necessidades nutricionais do filhote.

Caso você não consiga comprar o leite próprio para cães, anote uma receita que pode ser usada como substituto do leite:

- 1 litro de leite
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sopa de mel

Lembrando que não equivale ao leite materno de uma cadela.

Sempre mantenha o acompanhamento do filhote pelo médico veterinário!

Após o período de amamentação, quando o filhote passa a comer alimentos sólidos, os cães vão perdendo uma enzima que degrada a lactose (a lactase), dessa forma eles passam a ter dificuldade em digerir esse leite. A lactose não digerida tende a fermentar causando náuseas, vômitos e diarreia.

Alguns cães conseguem digerir determinada quantidade sem apresentar nenhum problema, já outros com uma quantidade mínima, apresentam sintomas de intolerância.

É importante saber que todos os cães têm um limite de quantidade de leite que podem ingerir, quando a ingestão for superior vão apresentar algum sintoma relacionado a intolerância ao leite.

Se o seu animalzinho não está em fase de amamentação e se ele recebe diariamente uma alimentação balanceada e equilibrada, não há necessidade alguma de fornecer leite para ele!!