Afinal, Como posso usar BUTOX®?

 Este post é todinho dedicado a um medicamento chamado BUTOX® (nome comercial), este medicamento é um inseticida piretróide, ou seja, um veneno. A indicação do fabricante para uso deste produto é para Bovinos e Equinos, no controle de carrapatos, moscas, mosquitos e sarnas. Porém hoje, este produto têm sido usado frequentemente por donos de  pets ( Cães, gatos e até animais silvestres como coelhos e porquinhos da índia).

Com esse uso descontrolado, surgem os palpites, as dicas, os conselhos de vizinhos, amigos e até de balconistas que não tem conhecimento técnico para indicar o uso do produto. Cada vez mais aparecem na clinica casos de animais intoxicados devido ao uso errado do BUTOX®, e alguns casos chegam a levar o animal a morte. Então fique atento as dicas que darei agora, para que você não cometa os mesmos erros e assim não coloque em risco a vida do seu animal.

Como eu disse anteriormente, o BUTOX® é recomendado para Bovinos e Equinos, animais que tem entre 300 e 500kg. Além disso, ainda segundo o fabricante, esse produto deve ser diluido com agua, numa proporção de 10ml para 10litros de agua, e pulverizado pelo corpo do animal, ou então nas instalações. Então vamos analisar, o que poderia acontecer quando usado para dar banhos em um cão, que pode ter entre 2 e 30 kg? As chances de intoxicação são enormes e são frequentes!

Portanto, NUNCA DÊ BANHO DE BUTOX® NO SEU PET!

Qual seria a maneira mais adequada pra se usar em casa, afim de controlar infestações de carrapatos ou pulgas?

Não sou contra o uso de BUTOX®, mas sou a favor do uso cauteloso, afim de se evitar intoxicações e mortes.

No caso dos pets, o banho não é indicado, em nenhuma concentração ou diluição. Porém, o uso do produto no ambiente, pode ser feito desde que se siga alguns cuidados.

Antes de mais nada, é preciso que o animal esteja afastado do local onde será colocado o produto. Esse afastamento deve ser por no mínimo 4 horas, afim de que o produto esteja completamento seco no piso e paredes e o cheiro também tenha acabado, já que a intoxicação pode ocorrer não só pelo contato direto, mas também por ingestão, lambedura ou até inalação.

Uma sugestão: Enquanto está sendo feita a limpeza da casa, o animal pode ser levado para a casa de um vizinho ou parente, hoteis especializados ou até para banhos em petshops.

Na hora de aplicar o produto, você também deve se proteger, use luvas e mascara. E não deixe o ambiente fechado, abra as janelas, para deixar o ar circular na casa e assim também facilitar a eliminação do odor forte do produto.

lembre-se sempre de diluir o produto (10ml em 10 litros de agua). Você pode jogar a solução no piso, usar com auxilio de pano de chão e também de borrifadores, principalmente nos locais de difícil acesso, como debaixo de camas e sofás, atrás de estantes e armários etc.

EMERGÊNCIA VETERINÀRIA!!

Como perceber uma intoxicação?

Os primeiros sinais são hipersalivação, olhos avermelhados, mucosas orais também avermelhadas. Além de distúrbios alérgicos pode ocorrer distúrbios digestivos, como vômitos e diarréia ou então pertubações neurológicas, como hiperexcitabilidade, tontura, incordenação motora, desequilibrios, convulsões, paralisias e morte.

O tratamento é sintomático, por isso ao menor sinal de intoxicação leve-o imediatamente ao veterinário!

O uso do BUTOX®, pode ajudar e muito no controle de ectoparasitas dos nossos pets, porém este produto é um veneno e deve ser usado com cautela. Na dúvida, pergunte ao seu veterinário a melhor maneira de usar o produto e cuidado com os palpites e recomendações de pessoas sem conhecimento técnico. Não é porque AINDA não aconteceu nada com seu pet, que significa que uma intoxicação não possa ocorrer!

E vale lembrar que não só esse produto, mas nenhum outro medicamento deve ser dado ao seu bichinho de estimação sem prescrição de um médico veterinário!

Não medique seu animal sem Orientação Veterinária!

#FICAADICA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>